Testemunhos
"Frequentar a Escola de Comércio de Lisboa foi uma experiência muito enriquecedora. O curso de permitiu-me, na altura, conciliar a vida académica com a carreira de atleta de alta competição. (ver mais)"

André Mota
American Nike S.A
Portugal Marketing Manager
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio 1990/1993
Licenciatura em Gestão de Empresas e especialização em Marketing Desportivo

"Praticamente desde a fundação da Escola de Comércio de Lisboa (ECL) que entre esta instituição e a Unicre tem havido um relacionamento muito estreito, o que nos coloca em situação privilegiada para darmos uma opinião a respeito destes seus 20 anos de existência. (ver mais)"

António Ramalho
Ex Presidente do Conselho de Administração da Unicre

"Foram 3 anos de bastante trabalho, algumas dificuldades, mas muito prazer por aprender de uma forma diferente, o contacto permanente com o mundo empresarial, fez com que cada vez mais eu me envolvesse nesse mundo. (ver mais)"

António Rodrigues
Expofor - Comércio e Reparação de Automóvel, Lda.
Consultor Comercial
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Promoção de Vendas 1998/2001

"O estágio curricular de 2º ano que a Escola de Comércio de Lisboa me proporcionou através do Programa Leonardo da Vinci não só foi uma experiencia extremamente gratificante a nível pessoal como a nível profissional, pois tivemos a oportunidade de conhecer novas culturas fazer novas amizades e a nível profissional de enriquecer conhecimentos. (ver mais)"

Bernardo Vicente
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio
Estágio em Cardiff, Reino Unido em 2011

"Frequentei o Curso de Técnico de Comércio entre 1995 e 1997, sendo que este curso é uma ferramenta valiosa para os futuros candidatos que queiram ingressar no sector do comércio e distribuição em Portugal. (ver mais)"

Cláudio Moreno
Pingo Doce – Distribuição Alimentar, SA.
District Manager
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio 1994/1997

"Senti logo que não era apenas mais uma escola, mas sim um local diferente, com outra vida, outra maneira de pensar, educar e agir. Fiquei impressionado pela maneira como sabiam cativar um aluno desmotivado, esse foi um dos aspetos que me cativou, pois na altura estava numa fase bastante complicada da minha vida. (ver mais)"

Cláudio Vaz
Escola de Comércio de Lisboa
Help-Desk
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Informática de Gestão 2007/2010

"É uma Escola em que o mais importante são as pessoas. A excelente preparação dada aos alunos para a sua vida profissional é sem dúvida a maior prova disso. (ver mais)"

Cristina Iglésias da Costa
ILC – Instrumentos de Laboratórios e Científicos, Lda.
Managing Director

"Passados vinte anos, é com grande satisfação que verifico que os objectivos que nortearam a sua fundação foram amplamente atingidos, e estou certo que, com a dinâmica que desde início tem caracterizado as suas diferentes direcções, a Escola de Comércio de Lisboa continuará a formar técnicos de comércio altamente qualificados e procurados pelas empresas que tenham como objectivo alcançar a Excelência." (ver mais)"

Eduardo Madeira Lopes
Cargos desempenhados, entre outros:
Antigo Director-Geral do Comércio Interno; Director Geral das Actividades Económicas; e Director da Jerónimo Martins SGPS

"Realço a importância de uma instituição que procura criar laços com as empresas do seu sector, para melhor servir os seus alunos, quer pela via das saídas profissionais, quer pela formação activa. (ver mais)"

Filipe Vila Nova
CEO
Salsa Jeans

""A Escola de Comércio de Lisboa surgiu na minha vida como uma luz ao fundo do túnel. Com 21 anos, estava num impasse profissional e pessoal. Ainda bem que fiz a melhor opção, que foi ingressar no Curso de Técnico de Comércio. Esta opção contribuiu em muito para o desenvolvimento das minhas competências, profissionais e pessoais. (ver mais)"

Francisco Dias
ECCO Portugal
Brand Manager
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio 1996/1999

"Estou, assim, convicto de que, para a entrada numa empresa, este estágio terá grande peso na tomada de decisão para a escolha de um profissional junto do departamento de recursos humanos. (ver mais)"

Guilherme Barbosa
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Marketing
Estágio em Estrasburgo, França em 2011

"Exemplo de escola profissional: profissionalismo, dinamismo, criatividade, acompanhamento pedagógico, disciplina, inter ajuda, ligação forte ao mundo empresarial. (ver mais)"

Isabel Quintino
Quimar – Comércio de madeiras e derivados
Administradora

"Desde formadores, Receção, Portaria, Secretariado, Bar, e, sem querer esquecer ninguém, toda esta equipa, que dá tudo das suas Vidas para nos apoiarem, um muito obrigada é pouco… Isto é um testemunho do coração, onde por vezes, as palavras não chegam para descrever tudo o que se sente... (ver mais)"

Jéssica Martins
Escola de Comércio de Lisboa
Técnica - Estudos e Formação Empresa
Antiga Aluna do Curso de Técnico de Comércio 2007/2010

"Neste momento já sinto algumas alterações, mas tenho a certeza que esta experiencia vai ter ação a médio-longo prazo, ou seja, daqui a uns anos, quando já estiver no mercado de trabalho vou sentir todas as diferenças e utilizar todos os ensinamentos a que me propus. (ver mais)"

Inês Duarte
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Vitrinismo
Estágio em Estrasburgo, França em 2011

"A experiência proporcionada pelo programa Leonardo Da Vinci foi, sem dúvida, a melhor que já vivenciei em toda a minha vida. De um ponto de vista profissional estou certa que me irá abrir "portas". (ver mais)"

Inês Pereira
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio
Estágio Cardiff, Reino Unido em 2011

"Rapidamente fui percebendo que a Escola de Comércio de Lisboa era uma escola diferente das escolas que eu conhecia. Diferente porque não se tratava apenas de um estágio, mas sim de dar a oportunidade a um aluno (e muitos mais alunos…) (ver mais)"

Jorge Aguiar
Mercedes - DR
Marketing Manager

"Havia, portanto, que retomar o ensino profissional de nível médio, para dar resposta às necessidades prementes e evidentes do sector e dignificar uma profissão e aqueles que a tinham escolhido. (ver mais)"

Jorge Monteiro
Amigo da Escola de Comércio de Lisboa
Ex-Membro do Conselho de Gerência

""Há vinte anos, num dia de Dezembro, tive a oportunidade de estar presente na cerimónia de constituição da Escola de Comércio de Lisboa e, desde então, tenho assistido à sua evolução com a atenção que as coisas boas merecem. (ver mais)"

José António Rousseau
Professor Universitário
Autor do livro "Manual de Distribuição"

"Dada a falta de preparação dos jovens para a actividade comercial, um conjunto de pessoas em 1989, deitou mão a este projecto, ESCOLA DE COMÉRCIO DE LISBOA, projecto considerado na altura pioneiro e que tem em meu entender contribuído significativamente para a regeneração e melhoria dos vários conceitos de comércio. (ver mais)"

José Ferreira de Matos
Instanta
Administrador

"O meu contacto com a Escola de Comércio de Lisboa aconteceu no início do século XXI. Desde essa data é sempre com enorme prazer que participo, em representação do Grupo Regojo, nas actividades desta Escola. (ver mais)"

Magda Duarte
Grupo Regojo
Diretora Geral de Retalho

""Dinâmica e Inovadora são as palavras correctas para definir esta escola. (ver mais)"

Marta Mendes Leal
Tempus
Product Manager
Antiga Aluna do Curso de Técnico de Comércio 1998/2001
Licenciatura em Gestão de Marketing

"O bom relacionamento e entreajuda que existe entre os professores e alunos é uma constante. (ver mais)"

Maria João Bahia
Designer de Jóias

""A Escola de Comércio de Lisboa reúne um conjunto de factores que marcam a diferença no que é o Ensino Profissional em Portugal. Uma escola onde me foi possível adquirir variadas competências, a nível pessoal e profissional, (ver mais)"

Mónica Araújo
Escola de Comércio de Lisboa
Responsável pela Comunicação e Imagem
Antiga Aluna do Curso de Técnico de Marketing 2002/2005
Licenciatura em Comunicação Aplicada

""A Escola de Comércio de Lisboa contribuiu de forma significativa para a escolha da minha profissão. (ver mais)"

Nuno Figueiredo
MPG
Diretor Comercial
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio 1990/1993
Licenciatura em Gestão e Estratégia

""Fiz parte da primeira turma da Escola de Comércio de Lisboa, o que acho que é um marco histórico. Vinte anos ao serviço do ensino e da profissionalização de jovens. Tinha 14 anos e decidi que seria uma alternativa mais apelativa do que continuar no liceu, sem rumo ou qualquer escolha profissional. Posso concluir, passados 20 anos, que foi uma decisão acertada. (ver mais)"

Paula Carapinha
Missão Possível
Gerente
Antiga Aluna do Curso de Técnico de Comércio 1989/1992
Licenciatura em Gestão

"A Escola de Comércio de Lisboa tem desempenhado um papel de elevado significado na profissionalização do sector do comércio, contribuindo activamente para a formação sistemática de profissionais e consequente melhoria do desempenho desta tão nobre actividade que há muito nos notabiliza. (ver mais)"

Paulo Borges
Checkpoint-Meto
Marketing Manager Europe & LAM

" É com muito gosto e prazer que transmito algumas palavras de evocação desta efeméride. (ver mais)"

Pedro Feist
Concentra - Produtos para Crianças, S.A.
Administrador

"Terminado o curso, e após uma curta carreira profissional (10 anos), e sem saber o que aconteceria se a opção fosse outra, a realização é muito grande, profissional e pessoalmente. (ver mais)"

Pedro Guerra
Baviera, S.A.
Corporate Sales Manager e MINI Sales Manager
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Promoção de Vendas 1997/2000

"Escrevo-lhe porque sinto-me uma pessoa mais adulta, sinto que estou a crescer e que viver e sentir uma nova cultura é algo de fantástico, porque adaptamo-nos à forma das pessoas e elas a nós. Estou super contente com esta experiência e sinto-me muito honrado por tal. (ver mais)"

Pedro Lavado
Aluno do 2º Ano do Curso de Técnico de Organização de Eventos

"Grande admirador da Escola de Comércio de Lisboa, desde a sua formação, não podia deixar de aproveitar a comemoração do seu 20.º aniversário para felicitar publicamente todos os que têm contribuído, com o seu esforço e dedicação, para o sucesso desta escola. (ver mais)"

Pedro Pulido Valente
Horto do Campo Grande
Administrador

"Em 2003 dei início a uma caminhada que ainda hoje percorro, mas nunca teria passado pelas experiências e oportunidades por que passei com apenas 22 anos se não fosse o grande impulso da Escola de Comércio de Lisboa, pois foi onde tive o primeiro contacto com o mundo empresarial e onde cresci, a nível profissional e pessoal. (ver mais)"

Rafael Ribeiro
Euro RSCG Design & Arquitectura (Portugal)
Júnior Acount
Antigo Aluno do Curso de Técnico de informática de Gesão 2003/2006
Licenciatura em Gestão

"Hoje afirmo com alegria e com a certeza de ter estado na melhor escola profissional do país. (ver mais)"

Ricardo Amaral
Membro da equipa técnica do Dep. Telecomunicações e Informática - Faculdade Nova de Ciências Médicas de Lisboa
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Informática de Gestão 2011/2014

"A Escola de Comércio de Lisboa, com a qual tenho tido a honra de colaborar desde há alguns anos, é um projecto que foi "abençoado" em "doses tsunâmicas" desde o seu inicio, pelas características que mencionei e, em consequência, hoje "apresenta-se à Sociedade" como um projecto de referência a todos os níveis. (ver mais)"

Ronald Brodheim
Grupo Brodheim (representa as marcas de maior prestígio internacional do mundo da moda)
CEO

"um conjunto de aprendizagens, tanto a nível pessoal como profissional e que me proporciona confiança e confirma a certeza de que voltaria a participar novamente num projeto de mobilidade como o que realizei, que tantas valias me trouxe e que tanto valorizo. (ver mais)"

Tânia Martins
Escola de Comércio de Lisboa
Comunicação e Imagem
Antiga Aluna do Curso de Técnica de Informática de Gestão
Estágio em Barcelona, Espanha em 2008

"Nesta casa encontrei o rigor, a modernidade e a experiência de uma escola para a vida, onde cresci e aprendi a combater todos os obstáculos inerentes à aprendizagem. (ver mais)"

Wilson Pacheco
PT
Gestão Operacional
Antigo Aluno do Curso de Técnico de Informática de Gestão 2003/2006
Licenciatura em Gestão Operacional