Projeto Educativo

A Escola de Comércio de Lisboa assenta em Pressupostos Pedagógicos, com vista ao desenvolvimento integral do aluno, facilitando-lhe a sua inserção num mundo em acelerada transformação. Vivemos numa era cada vez mais complexa, com a ampliação de contextos, através da globalização, tornando necessário o enriquecimento e a comparação dos mesmos, através do diálogo e da interação.

O posicionamento pedagógico da Escola assenta numa atitude de permanente prospeção, antecipação e inovação, considerando que:
   •    A Educação / Formação deve permitir a aquisição de conhecimentos, de capacidades e de valores;
   •    A realidade empresarial e da sociedade em geral devem enquadrar permanentemente os objetivos pedagógicos;
  •   É papel da Escola ajudar os alunos a situarem-se num mundo em acelerada transformação, através da criação de ambientes de aprendizagem onde a antecipação e a participação são fatores chave;
   •    A realidade deve ser encarada segundo uma atitude científica e o tateamento experimental é importante para a construção do saber;
   •    É fundamental a adoção de uma atitude interdisciplinar e de trabalho cooperativo;
   •    A aprendizagem só será real quando adquirida por esforço próprio e contendo em si um sentimento de utilidade do que se aprende;
   •    A pedagogia utilizada deve valorizar a diversidade de capacidades e aptidões e recorrer à diversificação de fontes de informação, permitindo que o saber circule em todos os sentidos;
   •    As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são importantes ferramentas de suporte à aprendizagem e ao desempenho profissional;
   •    A avaliação contínua de todo o trabalho realizado (processo e produto) é de extrema importância.

O Projeto Educativo da Escola de Comércio de Lisboa é operacionalizado através dos Planos de Atividade de cada área em que atuamos. Procuramos que o desenvolvimento do Saber, do Saber-Ser, do Saber-Fazer e do Saber-Agir, sejam conseguidos através de metodologias ativas, onde o trabalho interdisciplinar, o trabalho de projeto e os estágios nacionais e internacionais assumem um papel relevante.